domingo, 20 de setembro de 2009

Linha de Montagem Movel


Em 1910, Henry Ford estabeleceu a primeira planta dedicada exclusivamente á montagem final de peças fabricadas em plantas distintas, que eram partes de um processo produtivo comum.
A linha de montagem móvel, na qual o produto desloca – se ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parados, desenvolveu – se rapidamente em seguida. Em 1912, o conceito de linha de montagem, sem mecanização, foi aplicado á fabricação de motores, radiadores e componentes elétricos. Finalmente, no começo de 1914, a Ford adotou a linha de montagem móvel e mecanizada para a montagem do chassis , que passou a consumir 1 hora e 33 minutos de trabalho, em contraste com as 12 horas e 28 minutos necessários no ano anterior, quando a montagem ainda era artesanal.
As conseqüências foram espantosas. O tempo médio de ciclo foi reduzido para 1,19 minuto, por causa da imobilidade do trabalhador. A nova tecnologia também reduzia a necessidade de investimento de capital. A velocidade maior da produção reduzia também os custos dos estoques de peças á espera da montagem. Melhor de tudo, quanto mais carros eram produzidos, mais baratos eles ficavam. Tudo isso incendiou a imaginação dos concorrentes.

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